Mitologia
Meninos(as):
Aqui vai um Mito sobre a Sibila de Cumas.
Sibilas são personagens da mitologia greco-romana. São descritas como sendo mulheres que possuem poderes proféticos sob inspiração de Apolo.
Antes de começarem a ler o Mito é importante que saibam que existem várias interpretações dos mitos. Esta, que aqui vai, é uma delas.
VIDA ETERNA
Quando a Sibila de Cumas ainda era jovem e bela, Apolo apaixonou-se por ela. Na esperança de conquistar o seu amor, ele ofereceu-lhe tudo o que ela quisesse. A Sibila apontou para um monte de pó no chão da gruta e disse:
- “Dá-me tantos anos de vida quantos os grãos de poeira que há nesse monte.”
Apolo concedeu o seu desejo, mas mesmo assim a jovem e arrogante mulher rejeitou as suas investidas. No entanto, a sibila esquecera-se de pedir a juventude eterna, e à medida que os séculos passavam ela ia definhando, até que ficou tão minúscula e mirrada que terminou os seus dias pendurada num jarro como um insecto. Quando algumas crianças a viram assim e perguntaram à sibila o que ela desejava, ela respondeu:
- “Quero morrer”.
Philipp, Meil, Mitologia do Mundo, Círculo de Leitores, 2005
Se pretenderem saber mais sobre a Sibila de Cumas podem consultar o seguinte site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sibila_de_Cumas
Pintura de van Eyck, 1432, Sibila de Cumas (Catedral de Saint Bavon, Gand).